Para a campanha da Amarula, foram produzidos um vídeo institucional e quatro vídeos de receitas preparadas por Boram, com o desafio de trazer um mood selvagem e sofisticado ao mesmo tempo.
Em uma única reunião com toda a equipe, aproveitamos para coletar referências de b-roll que seriam usadas para a gravação, mas decidimos dar uma outra cara ao vídeo: mais sofisticada, sem tantos movimentos de transição como em vídeos b-roll convencionais. Nosso objetivo foi dar um enfoque maior aos enquadramentos, tanto da bebida em si quanto do barista Boram e suas ações durante a execução das receitas. A direção de arte e o cenário em si foram essenciais para nos ajudar a colocar as ideias em prática.
Uma cafeteria em São Paulo foi o cenário perfeito para gravar a campanha da Amarula. A direção de arte, como sempre, foi essencial para os enquadramentos.
Decidimos trabalhar com bastante slow para dar uma relevância maior às ações de Boram Um, de uma perspectiva em que focasse não apenas na bebida em si, mas também no próprio barista. Para isso, utilizamos a Sony fx7 como câmera principal, que é capaz de gravar com fps alto para o slowmotion ideal.
Como 2ª câmera, utilizamos uma Blackmagic gravando em 120 fps. Além disso, a iluminação foi indispensável para atingir o nível de qualidade em todas as cenas: utilizamos um ARRI Skypanel e um Fresnel para uma luz mais direta.
A gravação dos cinco vídeos foi toda feita no tempo em que tínhamos planejado, sem problemas ou desafios maiores que interferissem na realização do projeto.
Após a captação, era hora de dar vida aos vídeos. Neste momento, a concentração maior foi nos sound effects e trilhas sonoras.
SFX
O processo de montagem dos sound effects foi feito antes da edição do vídeo. Desde o começo do planejamento, queríamos um projeto rico não só em imagem, mas também em som. O som, muitas vezes, é o elemento capaz de dar a vida que o vídeo precisa. Após selecionar os sfx – como máquina triturando café, líquido no copo, gelo se mexendo, além de sons de transição – foi o momento de encaixar cada um em seu devido lugar nos vídeos, de um modo sutil, mas que realmente fizesse parte daquele ambiente, naquele exato momento.
Trilhas sonoras
A escolha das trilhas sonoras foi um grande desafio: como a Amarula é tipicamente africana, precisávamos encontrar cinco músicas com um ritmo típico, ou que remetesse à África, mas que fossem diferentes uma da outra. Após uma “garimpada”, as músicas foram selecionadas e aprovadas, casando perfeitamente com a “vibe” dos vídeos.
Um ponto importante da pós-produção foi editar de uma forma que as trilhas sincronizassem não apenas com os cortes, mas principalmente com as ações dos vídeos: mexer o líquido no recipiente, despejar grãos de café, triturar os grãos, colocar a bebida no copo. Tudo feito com muita precisão.
Com a finalização das edições, os vídeos – que duram entre 40s a 1min – tiveram poucas alterações até serem totalmente aprovados e postados nas mídias sociais da Amarula Brasil.
Durante toda a produção, tudo fluiu muito bem para que alcançássemos o resultado proposto. Fiquem com algumas imagens do nosso backstage!